segunda-feira, 12 de março de 2007

Análise sintatica

Ola!
Você deve ter aprendido analise sintarica por um periodo de 2 ou 3 anos, mas agora vamos resumir tudo isso em 1 aula! Impossivel??? Então veja e comprove!

Primeiro, sujeito é o "ser" que pratica a ação designada pelo verbo, e pode ser classificado:

Sujeito Oculto
-quando ele não aparece na frase, apenas sua ação,
Ex: Fui ontem ao shopping.

Sujeito simples- é unico e explicito na frase.
Ex: Paulo comprou tomates.

Sujeito indeterminado- é feito pela 3ª pessoa do plural e não é explicito na frase.
Ex: "Roubaram ontem a padaria do seu Joaquim".

Sujeito Composto- é composto por mais de 1 individuo, explicito na frase.
Ex: Eu e minha amiga saimos ontem a noite.

Nucleo é o ser que desina ação
Ex: Pedro, Joaquim, Maria.

Predicado: é aquilo que se declara do sujeito, ou melhor, é o termo que contém a declaração referida, em geral, ao sujeito.

Predicado Nominal: Seu núcleo significativo é um nome (substantivo, adjetivo, pronome)
Ex: A Terra é um planeta.

Predicado Verbal: Seu núcleo é um verbo, seguido, ou não de complemento ou termos acessórios
Ex: A caneta caiu.

Predicado Verbo-nominal: Tem dois núcleos significativos: um verbo e um nome.
Eu acho a Denise feia.

Adjunto
Ad significa perto
Ou seja:
Adjunto adnominal=Perto do nome (Dona Maria foi ao cabelereiro)
Adjunto adverbial=Perto do verbo (Cheguei ontem em casa)

Objeto
É o complemento do verbo, quando acompanhado de preposição é indireto, e sem preposição direto (Comi macarrão ontem)

Nenhum comentário: